Microsoft Translator

Aprenda como obter uma chave API do serviço de tradução automática da Microsoft

Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com

Primeiro passo: acessar o Microsoft Azure

O Azure é o portal que reúne os serviços e aplicativos em nuvem da Microsoft. Acesse https://azure.microsoft.com/pt-br/

Na tela inicial, clique "Testar o Azure gratuitamente" e entre com uma conta Microsoft.

Após o login, serão solicitadas informações pessoais básicas. No painel direito, você já encontra alguns informes sobre cobranças e planos. Assim como o Google Cloud, o Azure também funciona com a concessão de créditos iniciais para o uso de serviços pagos e, após o período de teste gratuito, só será cobrado o uso de algum serviço não incluso na lista de serviços gratuitos ou se for excedida a cota gratuita de uso de alguns serviços.

Também será solicitado um cartão de crédito para a validação do cadastro. Uma cobrança poderá ser feita para essa validação, que será posteriormente estornada.

Após a validação, a seguinte tela será exibida:

Clique em "Acessar o portal do Azure" para começar. Uma nova validação de login e senha pode ser solicitada nesse passo.

Ativando uma nova API Center

A primeira tela do Azure te convida a consultar alguns tutoriais da plataforma. Ignore tudo e use a caixa de pesquisa no alto da tela e procure por "api". Clique no resultado "API Centers".

Na tela seguinte, clique em "Criar API Center". No passo seguinte, você é convidado escolher um nome de “assinatura” (subscription). Por padrão, já vem preenchido como "Azure subscription 1". Logo abaixo, informe o Grupo de Recursos. Crie um nome da sua escolha. Em Região, escolha "East US".

Clique "Examinar + criar" e, em seguida, "Criar". Aguarde a criação e a tela a seguir será exibida:

Clique "Ir para o recurso". Na tela seguinte, localize e clique no painel esquerdo a opção "APIs". A tela a seguir será exibida:

Ativando o serviço Translator

Use novamente a caixa de pesquisa no alto da tela e procure por "translator" e clique o resultado.

Clique em "Criar".

Agora alguns detalhes serão solicitados: a Assinatura é a opção padrão "Azure subscription 1". O Grupo de recursos é a opção "API", criada anteriormente. Em Região, selecione "Brazil South". Em Nome, crie um nome para a chave e, em Tipo de preço, escolha "Free F0" (já é uma dica sobre a gratuidade do serviço, limitada a dois milhões de caracteres mensais (conforme descrito aqui).

Clique "Examinar + criar". Em seguida, "Criar". Aguarde a criação e clique "Ir para o recurso".

A tela a seguir será apresentada. No painel esquerdo, clique "Chaves e Ponto de extremidade".

Na tela seguinte, você finalmente tem acesso à chave API que a sua CAT tool necessita para o acesso ao Microsoft Translator. A chave é uma sequência longa de letras e números. O serviço cria duas chaves, mas somente a primeira será necessária para acessar o serviço.

Pronto! Você já poder abrir as configurações da sua CAT tool e colar a chave no espaço adequado e testar se tudo está funcionando.

Uso de dados e confidencialidade

Veja aqui como os dados que você envia são utilizados pela API do Microsoft Translator: https://www.microsoft.com/pt-br/translator/business/notrace/

Preços e cotas de uso

Os preços do serviço Microsoft Translator estão detalhados no endereço: https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/details/cognitive-services/translator/

Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com

Atualizado

Isto foi útil?