Microsoft Translator
Aprenda como obter uma chave API do serviço de tradução automática da Microsoft
Atualizado
Aprenda como obter uma chave API do serviço de tradução automática da Microsoft
Atualizado
Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com
Antes de tudo, é necessário ter uma conta da Microsoft para o acesso. Se não tiver, crie uma antes de iniciar este tutorial. A conta Microsoft pode estar associada a qualquer endereço de e-mail, incluindo o do Gmail.
O Azure é o portal que reúne os serviços e aplicativos em nuvem da Microsoft. Acesse https://azure.microsoft.com/pt-br/
Na tela inicial, clique "Testar o Azure gratuitamente" e entre com uma conta Microsoft.
Após o login, serão solicitadas informações pessoais básicas. No painel direito, você já encontra alguns informes sobre cobranças e planos. Assim como o Google Cloud, o Azure também funciona com a concessão de créditos iniciais para o uso de serviços pagos e, após o período de teste gratuito, só será cobrado o uso de algum serviço não incluso na lista de serviços gratuitos ou se for excedida a cota gratuita de uso de alguns serviços.
Também será solicitado um cartão de crédito para a validação do cadastro. Uma cobrança poderá ser feita para essa validação, que será posteriormente estornada.
Após a validação, a seguinte tela será exibida:
Clique em "Acessar o portal do Azure" para começar. Uma nova validação de login e senha pode ser solicitada nesse passo.
A primeira tela do Azure te convida a consultar alguns tutoriais da plataforma. Ignore tudo e use a caixa de pesquisa no alto da tela e procure por "api". Clique no resultado "API Centers".
Na tela seguinte, clique em "Criar API Center". No passo seguinte, você é convidado escolher um nome de “assinatura” (subscription). Por padrão, já vem preenchido como "Azure subscription 1". Logo abaixo, informe o Grupo de Recursos. Crie um nome da sua escolha. Em Região, escolha "East US".
Clique "Examinar + criar" e, em seguida, "Criar". Aguarde a criação e a tela a seguir será exibida:
Clique "Ir para o recurso". Na tela seguinte, localize e clique no painel esquerdo a opção "APIs". A tela a seguir será exibida:
Use novamente a caixa de pesquisa no alto da tela e procure por "translator" e clique o resultado.
Clique em "Criar".
Agora alguns detalhes serão solicitados: a Assinatura é a opção padrão "Azure subscription 1". O Grupo de recursos é a opção "API", criada anteriormente. Em Região, selecione "Brazil South". Em Nome, crie um nome para a chave e, em Tipo de preço, escolha "Free F0" (já é uma dica sobre a gratuidade do serviço, limitada a dois milhões de caracteres mensais (conforme descrito aqui).
Clique "Examinar + criar". Em seguida, "Criar". Aguarde a criação e clique "Ir para o recurso".
A tela a seguir será apresentada. No painel esquerdo, clique "Chaves e Ponto de extremidade".
Na tela seguinte, você finalmente tem acesso à chave API que a sua CAT tool necessita para o acesso ao Microsoft Translator. A chave é uma sequência longa de letras e números. O serviço cria duas chaves, mas somente a primeira será necessária para acessar o serviço.
Atenção: essas chaves não devem ser compartilhadas ou publicadas em nenhum outro local fora do que está descrito aqui neste tutorial. Uma vez criadas, as chaves ficam disponíveis para acesso de qualquer aplicação, sem restrição.
Pronto! Você já poder abrir as configurações da sua CAT tool e colar a chave no espaço adequado e testar se tudo está funcionando.
Veja aqui como os dados que você envia são utilizados pela API do Microsoft Translator: https://www.microsoft.com/pt-br/translator/business/notrace/
Os preços do serviço Microsoft Translator estão detalhados no endereço: https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/details/cognitive-services/translator/
O uso do serviço Microsoft Translator via chave API prevê uma cota gratuita de dois milhões de caracteres mensais.
Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com