Google Cloud Translation
Aprenda como obter uma chave API do serviço de tradução automática do Google
Atualizado
Aprenda como obter uma chave API do serviço de tradução automática do Google
Atualizado
Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com
O Cloud é o portal que reúne os serviços e aplicativos em nuvem do Google. Acesse https://cloud.google.com/ usando sua conta do Google (a mesma do Gmail ou login do seu celular Android).
Após o login, use o botão "Comece gratuitamente".
Aceite o contrato e continue.
Em seguida, serão solicitados dados pessoais obrigatórios (incluindo CPF ou CNPJ) e uma forma de pagamento (somente cartão de crédito). Uma cobrança poderá ser feita para essa validação, que será posteriormente estornada.
Clique "Comece gratuitamente".
No passo seguinte, é preciso fornecer algumas informações adicionais:
Nesse passo, não se preocupe em fornecer informações precisas. Ao final, você é direcionado para a tela a seguir:
O Google cria uma conta para o período de teste gratuito válida por 90 dias. Ao final desse período, você não terá nenhuma cobrança automática, nem depois, se continuar usando os serviços gratuitos ou os que preveem cotas gratuitas (caso do Translation API). Antes do final do período de teste, o Google vai solicitar que você ative a conta completa para que você possa continuar usando os recursos criados na plataforma.
No tela do console, busque no menu esquerdo pela opção "APIs e serviços ativados".
Na tela seguinte, acione a opção "Ativar APIs e serviços".
Na tela seguinte, use o campo de busca e digite "cloud translation". O resultado que queremos é "Cloud Translation API".
Na tela seguinte, clique "Ativar".
Após a ativação, a tela a seguir é exibida:
No menu da esquerda, clique a opção "Credenciais". Em seguida, no painel direito, clique "Criar credenciais", depois "Chave de API" no submenu.
Aguarde a criação, e a tela a seguir vai trazer o resultado:
A chave API é a cadeia de letras e números apresentada na tela acima, e é ela que será usada na CAT tool para o acesso ao serviço de tradução automática.
Atenção: essa chave não deve ser compartilhada ou publicada em nenhum outro local fora do que está descrito aqui neste tutorial. Uma vez criada, as chave fica disponível para acesso de qualquer aplicação, sem restrição.
Pronto! Você já poder abrir as configurações da sua CAT tool e colar a chave no espaço adequado e testar se tudo está funcionando.
Opcional: é possível editar as configurações da chave e aplicar restrições ao seu uso, podendo ser definidos, por exemplo, os tipos de serviços do Google que podem acioná-la. Caso se aplique, deve-se escolher na lista o serviço "Cloud Translation API". Essa edição não exclui a necessidade de mantê-la segura, conforme o aviso acima.
Veja aqui como os dados que você envia são utilizados pela API do Cloud Translation:
https://cloud.google.com/translate/data-usage?hl=pt-br
Os preços do serviço Cloud Translation estão detalhados no endereço:
https://cloud.google.com/translate/pricing?hl=pt-br
O uso do serviço Cloud Translation API prevê uma cota gratuita de quinhentos mil caracteres mensais.
Mais informações ou contato, acesse marcusmangetti.com